As diretoras do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Chapecó e Região, Graciela Pereira dos Santos e Fabiana Machado dos Santos, foram eleitas e empossadas no Conselho Municipal de Saúde de Chapecó. O ato solene de posse ocorreu na tarde desta quinta-feira (04). Graciela assumiu como conselheira titular, enquanto Fabiana foi eleita como suplente.
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão colegiado deliberativo e de controle social, responsável por acompanhar, avaliar e contribuir na formulação das políticas públicas de saúde no município.
Em depoimento, Graciela destacou o compromisso com a escuta da comunidade e a busca por melhorias no atendimento. “Eu me inscrevi no setor para visitar os ambientes e conversar com os usuários, ver quais são as dificuldades enfrentadas em relação ao atendimento e acolhimento. Pretendo procurar os setores responsáveis e averiguar a melhor solução a ser tomada, além de orientar sobre o atendimento, com o objetivo de melhorar o acolhimento ao usuário”, destacou Graciela.
O novo grupo de conselheiros municipais irá atuar no mandato do ano de 2025 até 2027. O Regimento Interno do Conselho Municipal da Saúde, estabelece que o mandato é de 2 anos, com possibilidade de recondução uma única vez. Isso significa que um conselheiro pode servir por até 4 anos consecutivos, desde que seja reconduzido após o primeiro mandato de 2 anos.