No dia 4 de julho, a Câmara de Vereadores de Guatambu foi palco do lançamento do livro sobre a trajetória de Marilídia Madóglio, uma das figuras mais representativas da luta sindical dos trabalhadores de frigorífico em Chapecó. O evento contou com a participação e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Chapecó e Região, em reconhecimento à importância histórica da obra e à parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Indústrias de Carnes e Derivados (SITRACARNES) na defesa da classe trabalhadora.
A biografia, escrita por Andréa Silveira, retrata a vida de Mari desde a infância na Linha Madóglio, interior de Quilombo (SC), passando pelos 27 anos de trabalho na BRF (antiga Sadia), até sua atuação marcante no movimento sindical entre 2010 e 2020, período de importantes conquistas com repercussão nacional e internacional. O livro valoriza não apenas a trajetória de uma mulher trabalhadora, esposa, mãe e líder sindical, mas também celebra o poder da mobilização coletiva e a resistência do povo que constrói o país com seu trabalho diário.
A participação do Sindicato é para mostrar o compromisso com a valorização das histórias que inspiram a luta por direitos, dignidade e justiça social, reconhecendo em Mari Madóglio um símbolo da força e da representatividade das trabalhadoras e trabalhadores da agroindústria.